Tecnologia e futebol, grandes aliados

O VÍDEO DE $100 MILHÕES DE DÓLARES.

Muitas vezes no futebol brasileiro, jogamos como no século 21 e fazemos gestão como se fazia nos anos 50. Existem pessoas que tentam fugir, mas a mesma tecnologia que mudou o mundo nos últimos anos, também vem mudando o futebol.

 

Empresas de tecnologia desenvolveram soluções em diversas áreas que estão ajudando os clubes no dia a dia, as novidades que antes eram exclusivas, hoje são globais, principalmente quando falamos de análise de desempenho, peneiras e oportunidades, hoje é possível vermos as estatísticas de jogos da 2° divisão da Tailândia, ao vivo pelo celular.

No mesmo caminho segue o mapeamento de mercado e a identificação de talentos, algo que já é feito há mais de 3 décadas nos esportes do USA, passou a ser utilizado na identificação de jovens talentos no futebol mundial através de vídeos.

Não que essa seja a solução para todos os problemas, mas é a melhor alternativa para identificar talentos em lugares mais remotos e também democratizar essas escolhas.

A análise através de vídeos, torna o processo mais rápido e potencializa as possibilidades de acerto, outras análises importantes como perfil pessoal, histórico de jogos, perfil, condições físicas, podem ser feitos também com o auxílio da tecnologia, aumento as chances de ter um talento.

Empresas como a DSFOOTBALL atuam na área, focando na descoberta e acompanhamento de talentos e servindo como uma ponte entre o jogador de futebol e o clube, a empresa hoje possui mais de 350 mil atletas, com o sonho de serem descobertos, quem além da tecnologia, poderia ter esse banco de dados com todas essas informações.

 

Endrick de 15 anos e que joga no Palmeiras, hoje é visto como a principal joia do nosso futebol, por tudo que tem feito e pelo potencial de crescimento, foi descoberto pelo Palmeiras, através de um vídeo postado pelo seu pai no YouTube, mostrando que a tecnologia é uma grande aliada desse trabalho. O analista assistiu um vídeo, indicou para o clube e o clube investiu em um atleta, que sempre é uma aposta e acertou, e o prêmio vai ser um atleta de $100 milhões de dólares, já que o atleta só vai assinar o seu primeiro contrato de profissional em julho.

Esse é o impacto que a tecnologia tem sobre os negócios no futebol, ajudar na identificação, desenvolvimento, no jogo e na venda dos atletas.

Não adianta mais fugir e fingir que uma revolução não está acontecendo, quem quiser crescer e se manter como protagonista no jogo, vai ter que investir e implementar a tecnologia na gestão.⁠

A tecnologia é um mecanismo de liberação de recursos. Ela pode tornar abundante o que antes era escasso.

A tecnologia move o mundo e vai mover o futebol também.

 

Artigo por Euler Victor, Executivo Dreamstock

Publicações recentes

Como funciona a ds football?

A DSFootball tem um principal objetivo, que é garantir para jogadores de todo Brasil, oportunidades iguais para clubes do Brasil e do Exterior. Existem milhares