Como um treinador faz suas escolhas, e como você pode fazer valer sua oportunidade em campo?

 Na etapa de avaliação, é preciso partir do pressuposto que além de te avaliar, o treinador é responsável por avaliar um grupo imenso de outros atletas. Então, é necessário que você, enquanto atleta, tão logo se destaque, positivamente de alguma forma, para que haja um maior nível de atenção e de concentração do treinador, e de sua comissão para analisar o seu futebol. Seja através de sua velocidade, força, finalização, drible… seu atributo mais forte deve ser mostrado logo de cara, para que através deste forte cartão de visita, você seja avaliado com mais valor.

 

                No dia-a-dia do clube, as coisas acontecem de forma um pouco diferente. O treinador além de considerar suas valências dentro de campo, também valoriza suas ações no convívio diário com funcionários, companheiros, superiores e comissão. A formação e exposição de seu caráter, enquanto ser humano, faz valer sobre quem você será, e como poderá ajudar dentro de campo. Um exemplo: se o atleta não ajuda a carregar o material pra dentro do ônibus em dia de treino, como o treinador pode pensar que ele irá ajudar a cobrir o lateral num contra-ataque adversário?

 

                Além disso, hoje um fator necessário para o treinador avaliar um atleta, são os aspectos cognitivos e comportamentais. Isto é, o quanto o atleta estuda, busca informações e se interessa pelo modelo de jogo aplicado, pelo perfil de trabalho do analista de desempenho, do fisiologista, do massagista, como ele expõe suas ideias e se comunica junto ao seus companheiros e sua comissão e como ele lidera seus companheiros no dia-a-dia. Não é necessário ser capitão para liderar! Se você se interessa por uma boa alimentação, incentive seus companheiros a se alimentar bem. Se você se interessa por corrida, incentive seus companheiros a correr com competência. Se você é o melhor no que você faz, incentive seus companheiros a serem melhores que você. Dessa forma, irá ganhar o respeito de todos a seu redor, e chamará a atenção de seu selecionador.

 

                Por fim, no contexto do jogo, mesmo tendo um jogo ruim, o que ganha confiança e valia de um treinador, é a capacidade do atleta de se recuperar dele. Isto é, levantar a cabeça, e continuar lutando. Todos avaliadores, já sabem da sua competência. Nem todos os dias serão bons. Mas qual é a sua capacidade de levantar e continuar lutando? Essa capacidade ganha não só seus companheiros e sua comissão, como torcida e a todos a sua volta. Esforço e entrega nunca serão inferiores ao talento. Então, seja voluntarioso e entregue tudo o que possui dentro do gramado, pois isso irá te valorizar não só como atleta, como um ser humano também.

 

 

Artigo escrito por Caio Alberto Paulino, analista de desempenho da Dreamstock

Publicações recentes

Como funciona a ds football?

A DSFootball tem um principal objetivo, que é garantir para jogadores de todo Brasil, oportunidades iguais para clubes do Brasil e do Exterior. Existem milhares