3 indicadores para se destacar em uma peneira de futebol

3 indicadores para se destacar em uma peneira de futebol:

Dentro de campo, existem alguns indicadores que são primordiais e são a base para todo o processo de avaliação do atleta:

  1. Domínio dos princípios fundamentais do jogo, isto é, passe, recepção, domínio, bola longa, cabeçada, chute a gol, entre outras coisas que os atletas têm que aprender desde cedo, seja na escolinha, seja treinando em casa sozinho. Independente da categoria, ao contrário do que muitos pensam, o clube busca jogadores já com certa maturidade teórica, que conhecem os movimentos que caracterizam algumas ações, comunicando não-verbalmente aos companheiros e avaliadores que, o jogador domina os aspectos fundamentais do jogo, e os realizará com qualidade e de maneira natural em situações de pressão física e psicológica, o que chamamos de ‘gesto técnico’.
  2. Nível de entrega e esforço durante a avaliação. Alguns clubes realizam testes físicos, aeróbicos, de força e resistência durante períodos de avaliação. Outros preferem soltar o famigerado ‘rachão’ e ver como o jogador se comporta agindo e interagindo com o jogo em sua forma mais simples. É importante que o atleta esteja preparado para enfrentar quaisquer que sejam as formas de avaliação que o clube prefira estabelecer e aplicar no momento, sempre mostrando que, está preparado para enfrentar situações extenuantes, demonstrando força e vigor o tempo todo, sempre com muita lealdade, porém elevando o nível competitivo, não se deixando abater com erros, nem se contentando com poucos acertos.
  3. Interações com os companheiros. É importante que o atleta esteja consciente que o futebol é um esporte coletivo, e por mais que a busca por ser um destaque na avaliação seja constante, o respeito e o companheirismo, seja com o companheiro de equipe dentro da avaliação, seja com o adversário, têm de ser superior a vontade de ser a estrela do jogo.

A dica nesse caso é sempre buscar conhecer a estrutura de avaliação da equipe, como ela joga e procurar ao máximo dedicar-se a proposta, e mostrar como você pode auxiliar a equipe a chegar em seus objetivos, dentro do contexto social, e de jogo da equipe.

Artigo escrito por Caio Alberto Paulino, analista de desempenho da Dreamstock

Nossas redes sociais

Publicações recentes

Parceria fechada com o GO Audax

O Osasco Audax tem orgulho em anunciar a nova parceria do clube, a empresa japonesa Dreamstock. Através da plataforma DSFootball, gerida pela nova parceira, a

Parceria fechada com o Aster

Aster fechou uma parceria com a empresa japonesa Dreamstock! O foco da parceria é ajudar o clube a potencializar a captação e a negociação dos